Koyomimonogatari ~Brazilian Portuguese~/Koyomi Morto/005

From Baka-Tsuki
Jump to navigation Jump to search

005[edit]

“Gaen-san... Quando você diz que cuidaram...”

“Cuidaram. Bem, do ponto de vista da Kagenui, eles realmente não cuidaram muito bem dela, cuidaram? — embora, ela não estivesse aqui somente pelo bem do seu trabalho, então seria deselegante me pressionar nessa questão.”

Disse Gaen-san.

Por aqui, poderia ter o significado estreito de ‘Templo da Cobra Branca do Norte’, mas poderia também ter o significado mais abrangente de ‘esta cidade’.

O chamado ‘trabalho’ da Kagenui-san — ela tinha comentado que seu trabalho como uma especialista se tratava dos meus problemas físicos, então isso era verdade — a coisa com o Tadatsuru-san veio depois disso, então ficar mesmo após isso poderia ser somente irregular para ela.

“Noutras palavras, o tempo privado dela — não de interesse profissional, mas de interesse pessoal. Embora ela não seja do tipo de pessoa que age por curiosidade. Bem, já que houve o Tadatsuru, cuja curiosidade não era intelectual, mas estética, então isso provavelmente a fez ficar sentimental... Não acho que ela faria a Yotsugi ficar na sua casa, Koyomin, por preocupação... Ou eu gostaria de pensar isso.”

Eu gostaria de pensar isso, disse ela.

Por favor, não diga que a possibilidade disso era ‘baixa, mas ainda capaz de ocorrer’, Gaen-san.

“Enviar a Yotsugi para a sua casa, Koyomin, foi uma decisão meio surpreendente, embora ela seja capaz de protegê-lo como uma esquisitice artificial genuína — mas parecia haver alguém que não gostava disso particularmente.”

“Não gostava disso...”

Alguém.

“Bem, mesmo assim, essa pessoa não faria uma manobra contra a própria Yotsugi — já que ela é uma esquisitice genuína. É por isso que ela foi atrás da sua mestra, em troca. Por que alguém fez uma manobra — o motivo para alguém ter feito uma manobra foi esse.”

Alguém.

Alguém que não gostava disso — alguém que fez uma manobra.

Gaen-san continuava repetindo isso — quase como se estivesse tentando dar uma dica sobre algo.

“Daqui, a história pode divergir em dois caminhos possíveis — a Yotsugi permanece sendo uma guarda-costas impotente e insignificante assim como foi planejado — ou, de alguma forma, a Yotsugi desperta sua natureza humana e acaba protegendo o Koyomin por sua própria e livre vontade... Embora ela perderia sua parte esquisitice de vista.”

“......”

“Quanto ao que aconteceria se ela perdesse sua parte esquisitice de vista, não preciso explicar isso pra você, preciso? Já que você deve ter visto isso com os seus próprios olhos~.”

Se isso acontecesse.

Se Ononoki Yotsugi deixasse de ser uma esquisitice genuína — ela seria algo em que você poderia encostar sua mão, e você não precisaria temê-la.

O tom de voz da Gaen-san insinuava isso — entendo, quando ela me contou assim, eu finalmente pude ver o desaparecimento súbito da Kagenui-san como algo racional... Por fim.

O caso do Tadatsuru-san era assim também.

Havia duas maneiras possíveis em que ele poderia ter ocorrido — o caminho em que, para salvar as ‘reféns’, eu avançaria meu vampirismo ainda mais, e o caminho em que a Ononoki-chan cairia em violência para me proteger — para manifestar sua natureza como uma esquisitice.

Essa natureza das esquisitices.

O caminho que destruiria a relação que podia ter sido construído entre mim e a Ononoki-chan — esse foi o caminho que foi eventualmente tomado, mas isso parecia ser mais a história da minha mentalidade.

Ou o que eu senti.

Após isso, por conta do arranjo da Kagenui-san, eu tinha começado a morar com ela para apagar a situação — então é por isso que eu pude tomar o ponto de vista que tinha agora sem nenhum problema.

Ou melhor.

Foi por isso que a Kagenui-san tinha sido eliminada —por isso que o ‘alguém’ que a Gaen-san mencionou tinha transformado a Ononoki-chan apenas numa boneca que estava próxima de mim.

... Contudo, eu não entendi.

Parecia que eu entendia e não entendia ao mesmo tempo — qual o motivo para ir tão longe? Parecia que estavam tentando me segurar de fazer algo... Ou estavam tentando me forçar a fazer algo?

De todo jeito... Isso não me fez me sentir nem um pouco melhor.

Como se me atacassem através dos meus arredores — para me isolar.

A essa altura, a vampirificação do meu corpo — minha transformação numa esquisitice poderia também ter sido planejado — eu não poderia dizer que pensar dessa maneira fosse totalmente por conta de um complexo de perseguição.

Se não fosse pelo que aconteceu com a Sengoku — se não fosse pelo que aconteceu a este templo, então eu não teria dependido da Shinobu tão excessivamente — e quanto à Shinobu?

O que aconteceria à Shinobu nessa situação?

A Shinobu era mais uma guarda-costas para mim do que a Ononoki-chan, afinal — ah, era isso, já que eu não poderia avançar minha transformação em esquisitice nem um pouco mais, isso significa que eu não poderia depender mais da Shinobu... então ela estava, de certa maneira, rendida como impotente que nem a Ononoki-chan.

O fato de que eu não poderia ganhar nenhuma força disso.

Significava que a Shinobu não poderia ganhar nenhuma força disso também.

Na realidade, ela era essencialmente uma esquisitice que tinha sido — uma mera sombra de sua antiga eu. Apenas uma garotinha loira — para mim, ou até mesmo para ela, ela não poderia ser uma carta trunfo.

Não uma carta trunfo, ou uma lâmina que pode cortar —

“... Quanto à Shinobu-chan.”

Parecia que ela tinha notado que meus pensamentos tinham caído na Shinobu — ou melhor, a Gaen-san tinha guiado meus pensamentos para a Shinobu em primeiro lugar.

Era provavelmente por isso que a Gaen-san tinha estado desviando seu olhar de mim para minha sombra desde um tempo atrás.

“Ela está dormindo profundamente no momento, Koyomin?”

“Sim... Ela tem estado completamente noturna recentemente.”

Por causa da Ononoki-chan, apesar de que não falei isso em voz alta. Parecia mais que, em vez da Ononoki-chan evitar a Shinobu, a Shinobu estava evitando a Ononoki-chan —

“Normalmente ela dorme por essas horas, pelo menos.”

“Hoho. Bem, parece mesmo com algo em que ela poderia pensar — tentar se aproximar da essência de ser uma esquisitice no caso de uma emergência acontecer. Embora não tenha muito significado, já que ela já começou a se afastar de ser uma esquisitice... O que significa que você não pode voltar a ser um humano também, Koyomin.”

Parece que ela está sendo otimista ou é somente um pensamento desejoso... Mas a Shinobu-chan realmente estava se agarrando a alguma esperança — disse a Gaen-san. A maneira em que ela falou isso fez parecer que ela estava tendo pena de mim, mas também fez parecer que ela estava simplesmente declarando os fatos para fazê-la voltar aos seus sentidos.

Se ela estava simplesmente declarando o fato de que o que a Shinobu estava fazendo e como a Shinobu se sentia era inútil e sem sentido — eu não era realmente capaz de pressionar a questão, não tendo percebido as preocupações da Shinobu em primeiro lugar.

“Ou melhor — o predicamento sempre crescente do Koyomin pode chegar ao seu estágio final.”

“Eh? Predicamento sempre crescente?”

“Hoho. Bem, a Kissshot Acerolaorion Heartunderblade que não é mais completamente imortal ou completamente uma vampira, a qualquer custo, não pode proteger você vinte quatro horas por dia — então você não está realmente protegido contra assassinato. Como uma comparação, é quase tão absurdo quanto tentar vencer no shogi sem ter nenhuma de suas peças tomadas — independente de quantos títulos o jogador possa ter, independente de se o oponente é somente uma criança que não entende as regras completamente, é impossível vencer no shogi sem perder uma única peça. Mesmo que você seja um comandante orgulhoso e apaixonado, ainda existem peças que devem ser sacrificadas — é disso que estou falando, Koyomin.”

“... Se você tenta proteger um peão, perderá seu rei — é o que você tá dizendo?”

“Não é limitado apenas a peões. Há uma frase que diz, você pode favorecer a torre mais poderosa sobre o rei mais fraco — mas sendo a torre ou o bispo, o general dourado ou general prateado, todos eles são sacrifícios possíveis no final. A única peça que não pode ser sacrificada é o rei.”

“.....”

“Se você pensar nisso, é um jogo estranho. No shogi — mesmo que todas as peças, exceto pelo rei, sejam tomadas, enquanto o rei sobreviver, você ainda pode ganhar. O equilíbrio do jogo é muito estranho. É muito interessante. Nada no mundo é realmente análogo a isso — mas de qualquer maneira, Koyomin. Você acredita que você mesmo é o rei?”

Ter uma pergunta subitamente posada para mim assim, sem ter tempo para pensar nela,

“Ah, não — eu não poderia possivelmente ser,”

foi minha resposta. Talvez eu devesse ter pensado mais seriamente na resposta, mas eu não tinha tal personalidade em que eu acreditaria ser o rei eu mesmo. Mesmo que o vampiro fosse o ditador de todas as esquisitices.

“Isso é completamente impensável, ser um rei.”

“Certo, você é bem modesto assim. Então não tem nenhum rei nesta cidade — nem você, nem a Kissshot Acerolaorion Heartunderblade é o rei. E Sengoku Nadeko —“

Como ela tinha feito antes.

Gaen-san se virou para olhar para o templo atrás dela.

“— não é o rei também.”

“......”

“Agora mesmo, o trono está vago nesta cidade — é por isso que tantos problemas estão ocorrendo. É como um jogo de shogi sem o rei. Haha, ouvi falar de jogos em que você jogava sem a torre ou o bispo, mas é incomum jogar shogi sem o rei, não é? Como você decidiria quem é o vencedor, então?”

“A esse ponto — não tem nenhum vencedor ou perdedor, tem? Já que não tem nenhuma condição pra vitória ou derrota —“

“Isso mesmo, é uma situação sem nenhum vencedor ou perdedor. As pessoas chamariam isso de uma zona sem lei... Não é como se o rei tenha que ser a peça mais forte. Ele só precisa existir. Contanto que ele esteja lá, as coisas se resolverão — mesmo no campo de batalha.”

“... Mesmo que você compare a cidade com shogi, não tenho certeza se entendo. Mesmo que você diga que é um campo de batalha.”

Falei meus sentimentos sinceros.

Ou você poderia dizer que eu estava informando a ela meus sentimentos sinceros — embora eu não tivesse certeza completamente de que você poderia chamá-los de sentimentos sinceros.

Poderia ser que eu não quisesse entender.

Um trono vago.

Aquele que disse que para um estado caótico ser levantado, um espaço em branco é necessário — como me recordo, foi o Kaiki.

“Falando nisso, a Kagenui-san também falou sobre shogi... O Kaiki, o Oshino e a Kagenui-san eram do tipo de pessoa que brincavam com quebra-cabeças de shogi?”

“Haha. Até mesmo quebra-cabeças de shogi são difíceis sem o rei.”

“... Em quebra-cabeças de shogi, você só precisa de um rei, certo? Mesmo que um dos tronos esteja vago —“

“Quebra-cabeças de shogi com dois reis existem, mas esse não é o assunto aqui.”

Embora eu tenha instintivamente sentido o perigo, ela estava tentando evitar o assunto — Gaen-san não permitiria nenhuma digressão.

“Bem, comparar a cidade com shogi era mais por me mostrar. Eu não estava realmente tentando fazer isso mais fácil de entender.”

“......”

“Usar o exemplo de um deus em vez de um rei estaria mais em linha com os meus hábitos — mas não há nenhuma peça deus no shogi, por fim de contas. Agora, para progredir a conversação ainda mais, o Oshino foi capaz de trazer estabilidade espiritual à cidade apesar da vagância — o que eu quero fazer é preencher essa vagância, mesmo que pelo menos por aparência. Eu confiei isso a você, Koyomin, e você falhou. É assim que tem sido até então, correto?”

“Bem... Se você quisesse resumir isso facilmente, então seria algo do tipo. Contudo, com todas as coisas que aconteceram ao meu redor, não é tão simples —“

“Pode não ser simples, mas também não é complicado. Ou eu deveria dizer, não chegou tão longe para ser complicado. Sério, eu tinha esperado que colocar a Yotsugi perto de você como uma restrição funcionaria — mas não parece ter funcionado. A Kagenui desapareceu — o Kaiki não mostra a cara dele — e o paradeiro do Oshino é desconhecido, então a situação está num beco sem saída. Eu não tive escolha senão agir pessoalmente.”

“... O que você quer dizer com agir?”

Gaen-san não era do tipo de pessoa que agiria a não ser que fosse absolutamente necessário.

Era o mesmo, a última vez que ela veio a esta cidade.

Para ela estar parada à minha espera — também havia um motivo para isso. Não era como se ela tivesse me contado sobre a situação nesta cidade apenas como um conselho útil.

Eu poderia ser do tipo de pessoa que você iria querer dar um conselho útil porque eu não sabia de absolutamente nada — mas essa pessoa não era alguém que se moveria apenas por esse motivo.

“Nessa situação em que o dano continua aumentando, eu gostaria de tampar isso, Koyomin. Então em vez de dizer que irei agir, eu poderia dizer que gostaria de pôr um fim a essas ações — especificamente, Koyomin, as suas ações.”

“As minhas...? Um, não é como se eu... planejasse agir ou algo assim. Não foi por isso que a Kagenui-san mandou a Ononoki-chan pra mim? Como uma guarda-costas, mas também pra observação...”

“Isso mesmo, acho que você entende esse tanto, Koyomin — mas a Yotsugi não é mais capaz de realizar esse trabalho. Já que a cadeia de comando foi cortada. Se a Yotsugi não pode mais te proteger — ela não pode te parar também. Ela é, bem literalmente, uma marionete.”

Oh, a palavra para marionete incluí o kanji para oni, não é — disse a Gaen-san.

“Então agora você é capaz de agir. Você provavelmente já é capaz de agir — e não há ninguém que possa te parar. E o problema é — se você agir, o outro lado também agirá.”

“O outro lado?”

“Você não tem que pensar em quem o outro lado é. Resumindo, é ‘alguém’.”

Gaen-san falou para selar os meus pensamentos. E então continuou a falar.

“O problema é — é perigoso você agir. Ou melhor, o outro lado está esperando você agir — é uma situação parecida com um duelo em que o primeiro a agir se torna o perdedor. Quase um dilema.”

“Um dilema... De quê e o quê, exatamente?”

“Posso ver uma estratégia de solução para isso, mas realizá-la é um pouco dolorosa.”

Uma estratégia de solução...?

Uma estratégia de solução para o quê?

Era verdade que várias coisas tinham acontecido nesta cidade ao meu redor — mas tudo disso, no final, já tinha sido resolvido.

Aqueles que tinham as resolvido tinham todos desaparecido no processo, o que pode ser o problema — mas não era como se algo pudesse ocorrer por conta disso.

“Você está curioso quanto para o que a estratégia de solução serve? Bem, isso realmente não tem mais nada a ver com você~.”

Gaen-san se moveu.

Ela tomou um passo mais perto de mim.

Para ela se mover, se aproximar de mim — claro, havia um motivo para isso, mas — eu não tinha ideia do que ele seria.

Eventualmente, até ela me alcançar.

Eu não pude ler suas verdadeiras intenções.

“É uma estratégia de solução para dissipar a ‘escuridão’ que esteve por esta cidade — e a resposta é que você tem que morrer.”

“A resposta é que você tem que morrer.”

“Eh?”

“Sacrificando a torre, eu posso atacar o rei — embora não seja nada como isso realmente.”

“Eh? Eh?”

“Não se preocupe, vai doer só por um instante~.”

Gaen-san disse, e balançou sua espada.

Lembro-me de ver essa espada antes.

Não, era um pouco errado dizer que eu tinha visto ela antes — consideravelmente errado. Não era como se eu tivesse visto essa espada em si antes, mas que ela assemelhava-se a algo que eu conhecia.

Assemelhava-se?

Dizer isso também era errado.

Em vez de dizer que ela se parecia com isso, ela aparentava-se exatamente com o que eu estava pensando — mas a espada que eu tinha visto antes, que eu tinha conhecido antes, com a qual eu tinha matado e por qual eu tinha sido morto, tinha sido uma réplica.

Agora.

A espada que ela estava balançando era — real.

A espada — que era chamada de Assassina de Kais.

A Assassina de Kais.

A Assassina de Kais original — que deveria ter sido aniquilada havia muito tempo.

Aquela espada.

A espada verdadeira — me cortou.

Meus dedos, meus punhos, meus cotovelos, meus dois braços, meus ombros, meus calcanhares, minhas canelas, meus joelhos, minhas coxas, minhas ancas, minha cintura, meu estômago, meu peito, minha clavícula, meu pescoço, minha mandíbula, meu nariz, meus olhos, meu cérebro, minha cabeça — ela os cortou.

Ela os cortou em pedaços redondos.

Em um instante.

Eu tentei gritar — mas a boca, a garganta e pulmões que me permitiriam gritar já tinham sido cortados em círculos como em um lance de anel.

Ela não tinha mentido quando disse que seria apenas por um momento, mas a Gaen-san ainda tinha contado uma grande mentira — naquela velocidade.

Na velocidade daquela espada.

Eu sequer senti qualquer dor.

Antes que eu percebesse, ela tinha estado segurando aquela espada.

Como ela tinha a Assassina de Kais?

Enquanto eu não entendesse — eu tinha sido cortado em pequenos pedaços, e espalhado pelo templo. Ah, incidentalmente, a Sengoku não tinha uma vez — cortado cobras em pedaços dessa maneira?

Enquanto isso me vinha à mente.

Eu, ou as partes em que eu tinha me tornado, me dispersei.

“É uma pena que isso tenha chegado a isso, eu verdadeiramente penso isso. Contudo, eu quero que você saiba que esperei até o último minuto para isso — eu esperei até o dia em que você tinha seus exames de entrada. Porque depois dos seus exames, suas restrições seriam retiradas, e seria incerto, até mesmo para mim, saber como você agiria após ser liberado.”

Deveria ser uma alucinação que eu poderia ouvir a voz dela — não havia como eu pudesse, já que meus órgãos auditórios, e o cérebro receptor, tinham sido todos despedaçados.

“Você não precisa se preocupar se a Kissshot Acerolaorion Heartunderblade irá reviver após a sua morte — não sei se isso te trará alguma paz de espírito, mas eu direi de todo jeito. Ela já viu um ‘futuro’ — um ‘mundo’ em que isso aconteceu. É por isso que essa ação — esse caminho foi bloqueado. Mesmo que ela quisesse, ela seria incapaz de se descontrolar dessa maneira. Sem o caminho do descontrole por aí, o único que resta — é suicídio.”

A vampira suicida.

O que isso significava em termos de como as esquisitices deveriam ser? — sendo apropriado ou não, eu não poderia saber agora — bem, mesmo que não fosse apropriado, se ela morresse independente disso, então era o mesmo. Embora eu não soubesse se morrer e — ser engolido pela escuridão fosse o mesmo.

“E isto não é só para paz de espírito, mas uma garantia — para que o choque da sua morte seja o menor possível para a sua família e amante e amigas, eu irei pessoalmente tomar a responsabilidade e contar a eles.”

Ah.

Se a Gaen-san iria tomar responsabilidade — então estaria tudo bem. Mas no final — para a metade de um ano em que eu tinha me devotado para os estudos dos meus exames ter sido desperdiçado, era meio triste.

Sério — era assim como a Senjougahara tinha dito.

Para um cara como eu, em vez de ser o próprio exame, ser capaz de chegar ao exame em si era uma barreira maior — e parecia que eu tinha falhado nisso.

Enquanto as flores de cerejeira caíam.

Araragi Koyomi caiu.


Retornar para Koyomi Morto/004 Voltar para a Página Monogatari - Português Brasileiro Continuar para Koyomi Morto/006