Owarimonogatari: Volume 3 ~Brazilian Portuguese~/Inferno Mayoi/007

From Baka-Tsuki
Jump to navigation Jump to search

007[edit]

“O qu...”

Enquanto eu gaguejava isso, eu instintivamente recuei — o suficiente para que eu ficasse próximo de tropeçar escada abaixo. Se eu me enrolasse com a Hachikuji e nós dois caíssemos juntos, isso poderia ter acabado com nós dois trocando de corpo.[1]

“O-o que você tá fazendo aqui...?”

Você deveria estar morto.

Ele deveria ter levado um golpe direto do “Unlimited Rule Book” de Yotsugi Ononoki, sofrido retribuição e ido ao encontro de uma morte dramática, não deixando um pedaço de carne para trás — e assim eu fico absolutamente sem palavras em surpresa ao vê-lo.

Mas quando penso nisso, é uma maneira estranha de se reagir. É uma reação exagerada.

Afinal de contas, este é o Inferno.

Falando dos mortos, eu mesmo estou morto. O fato de que há um homem morto aqui — o fato de que fui reunido com ele após sua morte é perfeitamente natural.

Isso ainda deixa a questão de por que um especialista como ele acabaria no Avicii, mas eu imagino que, mesmo que ele fosse um especialista, ele era um da variedade desviada, removido da rede de trabalho da Gaen-san... Quando eu penso no que ele fez com a Kanbaru, Tsukihi e Karen, eu pessoalmente não consigo evitar sentir que o Avicii é melhor do que ele merece.

Ainda assim, o que é isso?

Algo parece errado aqui.

A sensação inconfortável que eu tenho ao me reencontrar com ele é diferente da que eu tive quando eu me encontrei com a Hachikuji no fundo do Inferno — mais do que algo parecer “estranho”, é mais como se eu sentisse que tudo está se conectando(?) de uma forma estranha, como as peças de um quebra-cabeça reunidas num formato que eu não esperava...

Ou não. No final, eu basicamente apenas não faço nenhuma ideia do que está acontecendo.

“Você não deveria fazer essa cara, Araragi-kun — embora seja bom ser expressivo. Aconteceu muito entre nós dois, mas tudo isso é de quando nós estávamos vivos. Eu ficaria contente se você pudesse deixar o passado no passado.”

Tadatsuru fala, parecendo completamente indiferente.

De alguma forma, acho que é isso que parece diferente de como eu me lembro dele... Nós fomos envolvidas numa situação bem tensa antes, então é óbvio que a minha impressão dele agora seria um pouco diferente, mas já que atualmente estamos no fundo do Inferno, eu diria que as circunstâncias atuais não estão exatamente vazias de tensão também...

Por que ele está tão... Sim, é isso.

É isso que está me incomodando.

Por que parece que ele já está acostumado a este lugar?

Eu me encontrei com ele na Terra — eu o enfrentei no Templo Kita-Shirahebi (em sua versão renovada) também, mas ele parece ainda mais familiarizado sentado na caixa de oferendas daqui do que parecia antes. Embora, pela maneira que ela está se deteriorando, não parece ser um lugar muito confiável para se pousar...

“Por que nós não ficamos amigos, como duas pobres almas que foram ambas enviadas ao Inferno?... Estou brincando. Foi uma piada.”

Ele está até mesmo relaxado o bastante para fazer brincadeiras... Mas, espera, uma piada? O que ele quer dizer com “piada”? Que parte do que ele acabou de dizer foi uma piada? Quanto disso foi uma piada?

Acho que a coisa toda meio que parecia uma piada sem graça... Ele era parte do mesmo clube que o Oshino e o Kaiki na época dos seus dias de universitário, então ele pode realmente ter um senso de humor decente.

É um pouco questionável que ele esteja demonstrando isso no Inferno, de todos os lugares — mas de qualquer jeito, como alguém que tem a experiência de interagir com o Oshino e o Kaiki, posso assumir que nada produtivo resultará de pressioná-lo por respostas, então não tenho escolha senão me voltar à estudante da quinta série próxima a mim para ajuda.

“Ei, Hachikuji.”

“O que foi, Aaagi-san?”

“Isso é legal e simples, mas não faça o meu nome soar como um de meia-tigela que alguém registrou pra seu protagonista de RPG. O meu nome é Araragi.”

“Desculpe, eu gaguejei.”

“Não, você fez de propósito...”

“Eu gagueguei.”

“Não foi de propósito?!”

“Eu gaaajei.”

“Não transforme essa parte em algo de meia-tigela também! Explica o que tá havendo aqui. Por que ele tá aqui — o que Tadatsuru Teori tá fazendo ali? ‘Aquela pessoa’ da qual você tava falando antes na verdade era o Tadatsuru?”

“Ah, não, essa era Izuko Gaen, como você suspeitou. Não precisa se preocupar, nós dois estamos na mesma sintonia.”

“... Então, o que ele tá fazendo aqui?”

Eu olho para o Tadatsuru novamente.

Como descrever isso? Ele está observando a nossa conversa — ou melhor, o meu pânico — com um olhar quase afetivo em seus olhos. Ei, não me recordo de dar a você um motivo para me olhar desse jeito.

Similar a como Kaiki é um especialista que trabalha por dinheiro, Tadatsuru é supostamente um especialista que trabalha para saciar sua “curiosidade estética”, então talvez ele ache que haja algum tipo de beleza inerente no meu desconcerto, ou na compostura da Hachikuji, ou talvez o vai-e-volta entre nós dois.

“Você estava certo em que ‘aquela personagem’ é a Gaen-san, mas...”

“Você disse ‘aquela personagem’ de novo.”

“Aquele que repassou as intenções nobres ‘dessa personagem’ — quero dizer, as intenções ‘dessa pessoa’ para mim foi o Teori-san aí.”

“Re... Repassou?”

Um jogo de “Telefone”... Ela mencionou isso antes. Era isso que ela queria dizer?

Mas, uh, espera... isso não faz nenhum sentido falando cronologicamente, faz? Espera, esqueça-se do cronologicamente, isso não faz sentido em nenhum tipo de nível. Para começar, Tadatsuru é supostamente um especialista removido da rede de trabalho da Gaen-san, então ele não está em nenhuma posição de repassar mensagens da Gaen-san para a Hachikuji...

“Eu lhe disse para não fazer essa cara, Araragi-kun. Diferente daquela minha sênior, eu não sei de tudo, então não posso falar de todos os aspectos em detalhes, mas explicarei tudo a você dado meu próprio entendimento disso. Nós podemos ser farinha do mesmo saco aos seus olhos, mas eu sou muito mais gentil que o Kaiki e o Oshino — contanto que esteja dentre os meus próprios interesses.”

“... Isto não tá dentre os seus interesses, tá?”

Tadatsuru fala de uma maneira amigável, quase insinuante, o que me faz somente ficar mais cauteloso com ele — mas, como se eu estivesse protegendo a Hachikuji, eu movo adiante o passo que eu tinha recuado antes.

“Afinal de contas, você é um especialista em exorcizar esquisitices imortais... não é? Eu sou um inimigo aos seus olhos, alguém cuja existência você não pode aceitar. Basicamente como uma peste que precisa ser exterminada, certo?”

“Você não acha que ‘peste’ é uma maneira absurdamente auto-depreciativa de se dizer isso? A qualquer custo, você tem a ideia geral — mas, Araragi-kun. Se é por isso que você está preocupado, então não precisa ficar nervoso.”

“Hein?”

“Afinal de contas — da maneira que você está agora, você não tem um vestígio de vampirismo em você. De nenhuma maneira.”

Você é um humano normal.

“Um humano normal que foi para o Inferno,” diz Tadatsuru. “Seu vampirismo... foi ‘subtraído’ de você.”

“Subtraído...”

Oh... eu entendo agora.

Era disso que a Hachikuji estava falando antes. É isso que ela quis dizer quando disse que isso não era apenas uma “multiplicação”, mas também uma “subtração”...

Então a parte que foi subtraída... foi o meu vampirismo.

Do meu ponto de vista, é simplesmente natural estar do jeito que eu sou, então eu nunca notei nada incomum ou diferente sobre o meu corpo tanto na Terra quanto no Inferno — mas se existe uma regra de que esquisitices não podem ir ao Inferno, então o fato de que estou aqui agora deve significar que eu não tenho uma gota de sangue vampiro em mim.

Noutras palavras... eu sou um humano.

Sou 100% humano, e, portanto, não sou um alvo para o especialista Tadatsuru Teori — então é assim que funciona.

“...”

Claro, isso não significa que é seguro confiar nele ou descuidadamente se aproximar dele. Eu não sei o que está acontecendo aqui, mas se nada mais, ele ainda é o mesmo homem que machucou a minha caloura e irmãzinhas...

“Não se preocupe, Araragi-san,” diz Hachikuji por detrás de mim, batendo nas minhas costas para me acalmar. “Posso apostar no que você está sentindo agora, mas se parar aqui, isso impedirá o progresso do meu tour, então, por favor, continue prosseguindo. Isto é algo que precisa ser feito para lhe trazer de volta à vida como um humano.”

“...”

“Se você recusar fazer isso, então a subtração terá sido para nada, e eu não saberei que cara fazer para a Ononoki-san.”

Tenho que me perguntar por que a Ononoki-chan, de todas as pessoas, está sendo mencionada — mas ainda assim, quando penso nisso, isso está vindo da Hachikuji, que, apesar de toda a nossa conversa-fiada divertida da qual nós participamos juntos, no fundo, é na verdade uma garota bem tímida.

Tadatsuru Teori.

Se tudo que tenho que fazer é conversar com ele... deve ficar tudo bem, certo?

A qualquer custo, somente manter essa situação tensa não vai dar em nada... mesmo deixando de lado o progresso do tour ou o que seja.

Se eu não seguir em frente, nós não chegaremos a lugar algum.

Eu digo, “Fique atrás de mim” para a Hachikuji e ando pelo caminho do templo, ainda me posicionando para protegê-la — cara, tem definitivamente algo errado em ter um templo no Inferno.

Claro, tentar ficar entre ele e a Hachikuji a este ponto é provavelmente um gesto sem sentido, desde que ela já havia vindo me pegar pelas instruções dele, mas sinto que eu devo fazer isso de qualquer jeito.

“Você é quase como um príncipe, Araragi-kun — claro, a deidade deste templo sendo como é, imagino que você estaria montado em uma cobra branca em vez de um cavalo branco.”

Não sei se ele apenas está tentando ser esperto ou se existe algo inteiramente diferente que ele está tentando insinuar, mas, a qualquer custo, eu diminuo a distância entre nós e Tadatsuru enquanto o escuto falar.

Enquanto faço isso, tento me recordar do perfil dele em um pouco mais de detalhes. Graças ao choque de vê-lo sendo morto em cima do choque de estar no Inferno, a minha memória ainda está meio confusa, e eu não sei se me lembrar disso me fará algum bem, mas mesmo que eu não saiba de tudo, devo pelo menos saber do que sei.

Afinal de contas... as pessoas devem jogar com as cartas que lhe foram jogadas.

Tadatsuru Teori é o usuário de marionetes dos especialistas. Ele utiliza origami em seu trabalho. Voltando às suas origens, ele era parte do mesmo grupo que Kaiki e Oshino — um membro do Clube de Pesquisas Sobrenaturais, do qual também participava Yozuru Kagenui, assim como uma Izuko Gaen de idade universitária, que provavelmente servia como a líder do grupo.

E então, enquanto eles ainda estavam na escola... eles criaram uma “boneca” chamada Yotsugi Ononoki.

Usando o cadáver de um humano que tinha vivido por cem anos, eles fizeram uma shikigami na forma de uma garotinha. Então eu acho que houve uma discórdia por conta dos direitos de propriedade dela, particularmente entre a Kagenui-san e o Tadatsuru?

Após isso, Tadatsuru cortou seus laços com a Gaen-san... e então, enquanto cada especialista continuou seguindo por seus próprios caminhos, Tadatsuru sozinho se desviou numa direção completamente diferente do resto...

Eu cruzei caminhos com ele ao mesmo tempo em que uma mudança tinha ocorrido no meu corpo — antes, quando eu estava começando a me transformar num vampiro completo, sem isso não ter nenhuma relação com a Shinobu...

E, ao final do nosso conflito, ele foi assassinado pela boneca que ele mesmo tinha criado. Podia-se dizer que ele colheu o que plantou, mas aquela foi uma morte dramática demais para ser inteiramente atribuída ao carma. Foi uma morte da qual eu tinha suspeitado que até mesmo um vampiro de meia-tigela não seria capaz de retornar, um momento final quase em par com Danjo Matsunaga[2], e é por isso que foi tão desconcertante vê-lo aqui... Acho que essa é como a versão do mundo real daquela fala que se vê frequentemente em mangás e afins: “Vamos nos encontrar no Inferno!”.

Obviamente, não é muito divertida na vida real...

Contudo, isso não parece tão simplesmente quanto dois inimigos mortais se reunindo no Inferno. Se tudo isto é parte do plano da Gaen-san, o que diabos está acontecendo aqui? Serei realmente capaz de engolir a explicação que ele supostamente está prestes a me dar? Sei que estou batendo num cavalo morto aqui, mas eu ainda nem engoli o fato de que eu fui para o Inferno.

Ainda estou um pouco relutante em falar com ele de perto, então deixo um pouco de espaço entre nós, parando por volta de cinco passos de distância dele. Hachikuji faz o mesmo, e Tadatsuru parece aceitar isso.

“A Yotsugi”, ele começa a perguntar, “está bem? Eu realmente espero que ela não esteja chateada por me matar.”

“... Você é um dos criadores dela, tenho certeza de que sabe. Ela não liga nem um pouco — ela só tá comendo sorvete como se nada tivesse acontecido.”

“Tenho certeza. Claro, sou um dos criadores dela... um dos manufaturadores dela, então sei bem disso. Em vez de preocupação, apenas considere isso o amor de um parente — irei sempre me preocupar, mesmo quando não é necessário. Ninguém informou as circunstâncias a ela, afinal,” diz Tadatsuru.

As circunstâncias?

“Circunstâncias... Que circunstâncias?”

“Mm. Ela é uma shikigami criada para simplesmente seguir ordens, então ela as seguirá mesmo que não saiba das circunstâncias por trás delas. É isso que é tão bom nela — esse é o ponto forte dela. Claro, a própria Yozuru é do mesmo jeito — embora, no caso dela, imagino que ela simplesmente não leve os detalhes da situação em consideração. Gaen-senpai fez um trabalho e tanto em descobrir como controlar uma existência tão incontrolável.”

“... Você tem alguma intenção de explicar essas circunstâncias?”

Tadatsuru Teori é profissional demais para ser comparado ao frívolo Oshino, mas seu jeito indireto de falar ainda traz aquele velho especialista à mente. Tenho quase certeza de que eu costumava ficar tão irritado assim quando conversava com ele também — as pessoas têm a tendência de embelezar suas memórias do passado, então eu penso no Oshino com muita consideração como um especialista, mas a minha mente não embelezou esse aspecto dele nem um pouco.

“Eu tenho. Se eu não lhe reviver a tempo, Gaen-san pode ficar com raiva de mim. Ela é terrivelmente assustadora quando está brava, entende.”

“...”

“Para resumir — naquela época, naquele cenário, ser morto pela Yotsugi foi a verdadeira tarefa que tinha sido confiada a mim,” diz Tadatsuru.

Ele diz isso, com um rosto completamente sério.

“Ser morto pela Yotsugi, acabar no Inferno antes de você e realizar as preparações para a sua ressurreição — foi esse o meu trabalho como um especialista profissional.”

Notas do Tradutor[edit]

  1. Essa é uma referência ao filme Tenkousei, de 1982, sobre um garoto e uma garota que caem dos degraus de um templo juntos e trocam de corpos.
  2. Danjo Matsunaga é outro nome para Hisahide Matsunaga, um infame senhor feudal da história japonesa. Seus momentos finais dramáticos vieram após perder uma batalha com Nobunaga Oda. Ele destruiu uma chaleira preciosa que ele sabia que Nobunaga queria possuir, então cometeu suicidio após ordenar que sua cabeça fosse destruída para preveni-la de se tornar um troféu.


Retornar para Inferno Mayoi 006 Voltar para a Página Monogatari - Português Brasileiro Continuar para Inferno Mayoi 008