Owarimonogatari: Volume 3 ~Brazilian Portuguese~/Escuridão Ougi/004

From Baka-Tsuki
Jump to navigation Jump to search

004[edit]

"Dito isso, depois da aula que Tadatsuru deu nas profundezas do Inferno - ou um lugar parecido, de qualquer forma - você pode já ter adivinhado parte do que eu vou te dizer. É uma resposta que alguém rápido poderia chegar simplesmente depois de ouvir o nome do parque."

"Ainda assim, seria terrível se uma dedução baseada em suposições incorretas te levassem a uma conclusão errada nesse momento crucial - então me permita explicar tudo do começo, apenas pra garantir. Você pode acreditar que isso não tem nada a ver com Oshino Ougi, mas foi onde tudo começou e como a coisas ficaram, então eu gostaria que você ouvisse cuidadosamente."

"400 anos atrás."

"Que evento vem a mente quando digo isso?"

"Eu tenho certeza de que você não é burro o bastante para responder essa pergunta incorretamente - sim, é quando a vampira lendária, Kiss-Shot Acerola-Orion Heart-Under-Blade, veio ao Japão. Atualmente, a chegada dela provavelmente começaria uma confusão no aeroporto, mas infelizmente, não tínhamos aeroporto na época."

"Dito isso - e eu não quero dizer isso como algum tipo de metáfora boba - ela evitou de se aventurar pelo mar na Era dos Descobrimentos, atravessando grandes distâncias por voo."

"Você já ouviu tudo daquela mulher. Já que ela está sentada aqui, eu suponho que ela possa explicar mais uma vez, mas depois de todos os meus esforços, eu gostaria que ela me desse a honra. Provavelmente não é uma história que Shinobu-chan - ou Shinobu-san, deveria dizer - queira contar, de qualquer forma."

"Resumindo... Kiss-Shot Acerola-Orion Heart-Under-Blade, por volta dos 200 anos de idade na época, tinha muito tempo livre e decidiu viajar para vários lugares a redor do mundo. A maioria dos vampiros cansa de viver por volta dos 200 anos, então talvez isso tenha tido algo a ver."

"A parte incrível no caso dela é que ela foi parar na Antártica em sua viagem - mas é claro, isso acabou sendo seu erro."

"Isso porque no polo sul, não havia ninguém para percebê-la como esquisitice. Esquisitices podem existir apenas quando são percebidas por humanos - então, era impossível para ela manter sua existência por um longo período de tempo numa ilha gigante desabitada como a Antártica. Mesmo Heart-Under-Blade, que se tornou uma exceção a tantas regras, não era exceção lá."

"Então, ela fugiu da Antártica em pânico."

"Ela fugiu com um joystick e um combo de pulo forte." [1]

"Ela estava tão frustrada que pulou sem nem mesmo considerar onde iria cair. Ela não agiria tão descuidadamente sob condições normais, tenho certeza, mas essa era uma emergência que envolvia a própria existência dela. Além disso, mesmo que ela aterrissasse em uma cratera vulcânica, não importaria para uma vampira imortal como ela. Para ilustrar em termos humanos, seria como correr pra fora de casa descalço. Ou talvez fosse o contrário: como pisar no chão com os pés enlameados quando você volta para casa para pegar alguma coisa que esqueceu. Era apenas uma questão do que ela 'calçava' nem mais nem menos."

"Ou deveria ter sido."

"Oh, não, foi apenas isso - havia muito mais guardado na área em que ela pousou. Havia mais guardado - ou talvez eu devesse dizer ela dramaticamente espalhou algo que estava guardado lá."

"Uma vasta quantidade de água que havia na região do país que chamamos de Japão."

"E ela espalhou aquele lago - ela o mandou voando."

"Em termos de probabilidade, eu acho incrível que ela tenha feito isso. É como jogar um dardo ao redor do globo e coincidentemente acertar o Japão - e o lago, ainda por cima. Normalmente você assumiria que acertaria o oceano, ou se acertasse a terra, seria na Europa ou América."

"Bem, eu acho que você poderia dizer que ela tinha a sorte sorrindo para ela. Essa é Heart-Under-Blade para você."

"Além de tudo isso, não era um lago comum - era um lago sagrado no qual havia uma religião inteira concentrada ao seu redor, fazendo de tudo um tremendo banquete."

"Um solo sagrado, em outras palavras."

"Espalhar aquilo é como deixar uma bagunça gigante no começo de um banquete... e é uma ação que você esperaria incorrer em fúria divina, mas eu suponho que Heart-Under-Blade eventualmente recebeu uma punição, então é incrível como as coisas acontecem às vezes."

"O mundo tem um bom senso de equilíbrio."

"Depois de pular quase meio mundo da Antártica, como algum tipo de míssil balístico intercontinental, Heart-Under-Blade pousou naquele lago divino - e o destruiu completamente.

"Ela o secou."

"É claro, ela não se machucou - e mesmo que tivesse, teria curado instantaneamente - mas infelizmente não foi o mesmo que aconteceu com o lugar que ela tocou, um impacto aconteceu; como acabei de dizer. No entanto, embora a bagunça pós-festa tenha sido digna de condenação aos olhos do oculto, num sentido mais pragmático, serviu como um grande boom para a área."

"Depois de secar no ar devido ao impacto do pouso dela, a água do lago acabou caindo sobre uma terra que sofria de uma seca, tornando-se uma chuva abençoada."

"Para os residente da terra que veneravam o lago, deve ter parecido um milagre que ocorreu. Foi uma chuva frutífera, resultado da preces que eles recitaram todos os dias e noites. E ali, do fundo do lago seco, surgiu uma maravilhosa mulher com cabelos dourados."

"Ela veio junto, ou talvez tenha sido criada."

"Dificilmente você poderia culpá-los... por acreditar que ela era a manifestação de um deus."

"De fato, seria estranho se eles não acreditassem."

"E assim, uma esquisitice ocidental - a vampira Kiss-Shot Acerola-Orion Heart-Under-Blade - usurpou a religião do lugar."

"Você poderia dizer que ela chutou o velho deus e tomou seu lugar."

"Mesmo antes de se tornar a assassina de esquisitices, ela já havia assassinado um deus. Focando nessa parte dessa história faz dela ainda mais chocante."

"Você já ouviu essa história várias vezes antes, então eu tenho certeza de que você está cansado dela um pouco, mas você já a analisou dessa incrível perspectiva, Koyomin? Como resultado da promoção de Heart-Under-Blade a status divino, alguém foi expulso de seu lugar como um deus."

"Realmente faz você pensar, não é?"

"Hey, Shinobu-san, não abrace o Koyomin tão forte. Agora ele é apenas um frágil humano, então se você apertar demais, ele pode acabar partindo em dois."

"Não estou realmente criticando você, sabe. É uma história que aconteceu há muito, muito, muito tempo atrás. Não há motivo em dizer nada sobre isso agora. Se eu fosse dizer algo, no entanto, seria que você recusou se tornar uma deusa real, apesar de se permitir ser tratada como uma... e esse seu egoísmo, incomum de uma esquisitice, fez tudo piorar."

"Eu só gostaria de apontar como piorou a coisas..."

"E convidou a Escuridão."

"Como resultado, Heart-Under-Blade foi levada novamente à Antártica... e eu vou omitir o resto da história dela a partir daí."

"O que nós deveríamos discutir aqui é o lugar de onde esse deus foi expulso e seu deus falso perseguido - em outras palavras, o lugar que foi deixado sem nada."

"A terra que um dia foi abençoada com chuva, e seu deus falso que continuou a trazer chuva por um longo tempo depois disso - mas agora esse deus se foi, a população diminuiu bastante graças à Escuridão, e a terra estava a beira da ruína."

"Mas independentemente, pessoas continuaram nascendo, e pessoas tiveram que continuar vivendo suas vidas - então, eles precisavam de uma religião para viver. Isso nem era um produto de seu tempo na verdade. Mesmo agora, pessoas precisam acreditar em algo para continuar vivendo, não é?"

"Mesmo eu não posso viver sem acreditar em nada."

"Enquanto você estiver vivo... Enquanto você viver sua vida como um humano, você tem que acreditar em algo, você tem que acreditar em alguém - mas é claro, seja essa 'alguma coisa' um deus, senso comum, ou o Diabo, ou irracionalidade tudo depende da pessoa em questão."

"Eu imagino o que seja isso para você, Koyomin?"

"Conhecendo esquisitices, conhecendo vampiros, e mesmo agora conhecendo o Inferno, no que você vai acreditar enquanto vive o resto da sua vida? No que você vai precisar acreditar para se manter vivo?"

"De qualquer forma, tendo perdido o lago no qual acreditavam, e tendo perdido seu deus... eles precisavam encontrar um novo deus."

"Não."

"Eles precisavam fazer eles próprios um novo deus."

"E para fazer isso... eles decidiram reconstruir seu templo."

"Eles decidiram movê-lo para um novo lugar."

"E é onde você pode apontar o erro deles."

"Essa é uma história muito velha, então não podemos dizer com certeza a menos que voltemos no tempo para checar... mas parece que os cidadãos que perderam sua população e sua religião escolheram sobreviver se unindo com a religião indígena de uma área próxima."

"De certa forma, essa religião indígena foi de encontro àquela baseada na fé do lago que eles tinham até o momento: era uma fé baseada nas montanhas. Mas veja bem - se eu puder irresponsavelmente apontar isso do futuro irresponsável - trazer algo que pertencia a um lago para uma montanha como aquela foi sem sentido. Que gambiarra... ainda assim, eu suponho que quase todos os cidadãos que veneravam o lago - ou em outras palavras, veneravam Heart-Under-Blade - já haviam sido devorados pela Escuridão. E o lago estava seco nesse momento, também."

"Os que moveram a habitação do deus provavelmente não sabiam dos detalhes. De certa forma, eles foram roubados de todas as velhas tradições e lendas."

"A nova geração foi deixada no escuro, mas ainda assim eles trabalharam duro para reviver uma velha religião - uma religião que havia aparentemente sido bem eficiente no passado. Eu não posso rir deles como idiotas por isso."

"Além do que, eles não estavam completamente errados. Eles tinham o vínculo necessário para realizar o realocamento."

"Um vínculo."

"Eles tinham um eixo - um fio que vinculava a montanha e o lago juntos."

"Embora talvez eu devesse chamar não de fio, mas uma serpentina."

"Era uma serpente - ou em outras palavras, uma cobra."

"Deixe-me esclarecer as coisas com o fundo do lago seco: o receptáculo tangível do deus que eles veneravam no lago veio na forma de uma cobra d'água - e o receptáculo venerado pela pequena religião indígena da montanha tomou a forma de uma cobra da montanha."

"Uma cobra d'água e uma cobra da montanha."

"Eles eram ligados por cobras."

"Você ouviu o provérbio 'mil anos no mar, mil anos na montanha'? Se refere à lenda de que se uma cobra viver no mar por mil anos e numa montanha por outros mil anos, se tornará um dragão... Milagrosamente, isso se tornou uma realidade através desse arranjo."

"No entanto, a religião indígena da área já estava em declínio, então mesmo após de fundir, tudo o que eles conseguiram estabelecer era frágil, trazendo a religião, beneficiando uma cobra... No fim, essa realocação ilógica não pôde se sustentar."

"É como tentar forçadamente encaixar uma peça de quebra-cabeças só por que é da mesma cor. Pode ter parecido que funcionou à primeira vista, mas é difícil negar que algo parecia fora do lugar."

"Esse desarranjo... esse desequilíbrio criou uma bolsa de ar. Uma bolsa de ar onde 'coisas desagradáveis' poderiam se juntar. Mas independentemente do efeito colateral, a religião conseguiu se manter por quase 400 anos, para ser exata. Bem, sendo honesta, eu estou exagerando e fazendo parecer mais dramático. Na realidade, erros triviais como esses acontecem o tempo inteiro."

"Afinal, é o trabalho de humanos."

"É previsível que acontecerão erros."

"Nós nunca seríamos capazes de continuar se fossemos criticados por cada coisinha que dá errado. Contanto que o erro não seja uma mentira, contanto que não seja uma falsidade, pode ser deixado de lado."

"Para ser mais específico, embora a Escuridão não permitisse que Heart-Under-Blade se mascarasse como uma deusa, parece que o laço entre o lago e as montanhas passou do alcance de seus deveres."

"Certo."

"Não teria fim se ouvíssemos todos os detalhes aqui, ou melhor, há uma porção de coisas que eu poderia citar, mas eu acho que já ouvimos bastante histórias velhas por enquanto. Para resumir, Koyomin..."

"O antigo lugar onde ficava o lago que Shinobu-san destruiu com seu joystick e seu combo de pulo forte é o parque Shirohebi, e o templo que eu acabei de citar, o lugar reconstruído nas montanhas, é o templo Kita-Shirahebi."


Notas do tradutor[edit]

  1. A frase aqui se refere a um meme japonês de Darkstalkers (ou na versão japonesa simplesmente "Vampire"). Um revista de jogos trocou “joystick e combo de soco forte” por “joystick e combo de aperto forte” num artigo de Darkstalkers, e o erro acabou viralizando.


Retornar para 003 Voltar para a Página Monogatari - Português Brasileiro Continuar para 005