Difference between revisions of "Suzumiya Haruhi:Volume1 Notas da Editora"
Line 2: | Line 2: | ||
− | Esse título, “A Melancolia de Suzumiya |
+ | Esse título, “A Melancolia de Suzumiya Haruhi”, foi agraciado com o prêmio Taisho na oitava premiação anual da Sneaker. Esse prêmio foi criado para encorajar escritores amadores, e desde sua criação ele já ajudou a impulsionar a carreira de muitos escritores. |
− | Até hoje apenas duas pessoas foram premiadas com o prestigioso prêmio Taisho. O que inclui Sunao Yoshida na segunda premiação (1996, “Anjo |
+ | Até hoje apenas duas pessoas foram premiadas com o prestigioso prêmio Taisho. O que inclui Sunao Yoshida na segunda premiação (1996, “Anjo Genocida”) e Kentarou Yasui na terceira premiação (1997, "Ragnarok"). Como todos devem saber, esses dois atualmente redigem algumas das séries mais populares da atualidade (Yoshida: Trinity Blood, Yasui: Ragnarok), e ainda estão ativos. |
Em outras palavras, alguém precisa ter pelo menos o mesmo calibre - ou ser melhor do que - esses escritores para ganhar o prêmio Taisho. E esse é o porquê do processo seletivo ser tão rígido. Agora mesmo outro escritor excepcional apareceu, desde que Kentarou Yasui ganhou a prestigiosa honraria, foi o seu primeiro prêmio em cinco anos como escritor: “A Melancolia de Suzumiya Haruhi” de Tanigawa Nagaru. |
Em outras palavras, alguém precisa ter pelo menos o mesmo calibre - ou ser melhor do que - esses escritores para ganhar o prêmio Taisho. E esse é o porquê do processo seletivo ser tão rígido. Agora mesmo outro escritor excepcional apareceu, desde que Kentarou Yasui ganhou a prestigiosa honraria, foi o seu primeiro prêmio em cinco anos como escritor: “A Melancolia de Suzumiya Haruhi” de Tanigawa Nagaru. |
Revision as of 00:14, 17 July 2007
Notas da Editora
Esse título, “A Melancolia de Suzumiya Haruhi”, foi agraciado com o prêmio Taisho na oitava premiação anual da Sneaker. Esse prêmio foi criado para encorajar escritores amadores, e desde sua criação ele já ajudou a impulsionar a carreira de muitos escritores.
Até hoje apenas duas pessoas foram premiadas com o prestigioso prêmio Taisho. O que inclui Sunao Yoshida na segunda premiação (1996, “Anjo Genocida”) e Kentarou Yasui na terceira premiação (1997, "Ragnarok"). Como todos devem saber, esses dois atualmente redigem algumas das séries mais populares da atualidade (Yoshida: Trinity Blood, Yasui: Ragnarok), e ainda estão ativos.
Em outras palavras, alguém precisa ter pelo menos o mesmo calibre - ou ser melhor do que - esses escritores para ganhar o prêmio Taisho. E esse é o porquê do processo seletivo ser tão rígido. Agora mesmo outro escritor excepcional apareceu, desde que Kentarou Yasui ganhou a prestigiosa honraria, foi o seu primeiro prêmio em cinco anos como escritor: “A Melancolia de Suzumiya Haruhi” de Tanigawa Nagaru.
Todos os anos da final da comissão seletiva para o prêmio Taisho, muitos comitês de juizes expressam suas opiniões sobre cada trabalho com fervor. Cada juiz vai para o processo seletivo como objetivo de encontrar “um talento que o mundo todo pode apreciar”, mas ele não agraciará com o prêmio Taisho nenhum autor que não se enquadre dos rígidos requisitos para tal honra.
Vamos descrever o processo de seleção aqui. Primeiro, os juizes discutem os prós e contras do título selecionado. Baseados nesses prós e contras, cada juiz determina o nível de apelo de cada obra concorrente ao prêmio. Durante a apresentação, os editores tentam neutralizar as fraquezas de cada título para dar ênfase nos seus prós e a conexão entre cada obra e seu autor.
O comitê de seleção final foi unânime em premiar “A Melancolia de Suzumiya Haruhi”. Usando Suzumiya Haruhi como um personagem dinâmico e pouco ortodoxo, e como pivô principal da trama, que é contada em uma narrativa em primeira pessoa, o leitor é capaz de ler a história até o final de uma só vez. Seu estilo de escrita, somado com um elenco de personagens interessantes, levou aos juizes coletivamente decidir que essa obra deveria receber o prêmio Taisho.
Esse é um drama escolar sobre as ações erráticas e excêntricas da bela Suzumiya Haruhi, mesmo que a história inclua uma trama oculta que mesmo a personagem título desconhece. Qual seria esse segredo? Deixaremos o leitor descobrir, enquanto presencia um desenvolvimento inacreditável, e quando menos esperar ele será fisgado para o mundo interessante de Haruhi. Esse é o fator mais atrativo desse título. Por favor, apreciem a realidade fantástica dessa obra, e o inacreditável sentimento que “o anormal é o normal” presente nesse livro.
Por outro lado, cada personagem tem suas características únicas definidas claramente. A egoísta e centrada Suzumiya Haruhi e sua atitude de nunca desistir de buscar o que acredita ser interessante. Ela é uma garota muito positiva, ou muito irritante. Sendo arrastado em círculos por Haruhi está o narrador Kyon, cujo nome ainda não foi revelado. Ele é puxado para todos os tipos de problemas por Haruhi, mas inacreditavelmente ele permanece ao seu lado.
Também temos Asahina Mikuru, que é sempre forçada a se fantasiar de todos os tipos de personagem. Ela pode tentar resistir o tempo todo, mas talvez secretamente ela aprecie isso. Durante a serialização, o autor experimentou todos os tipos de cosplay para ela.
Enquanto esse livro era publicado, o autor começou uma série de histórias curtas na revista Sneaker. Esses contos se passam após os eventos desse livro. Então a egoísta Haruhi, o cínico Kyon, e Asahina ainda estão bem ativos no momento.
Se você gostou de “A Melancolia de Suzumiya Haruhi” após o ler, por favor, a recomendem a seus amigos e parentes, e fiquem atentos a serialização da obra na revista Sneaker. O maior desejo do autor e seus editores é que mais pessoas possam conhecer essa história maravilhosa.
Departamento de edição da editora Sneaker.
Voltar para Notas do Autor | Ir para Página Principal |